Saturday, May 19, 2007

Aventuras em Espanha

Cullera, 18 de Abril de 2007,

Cheguei hoje a Valencia para iniciar a minha primeira aventura profissional no estrangeiro.

O voo correu bem e, para não variar, durmi quase todo o caminho, apertado num cubículo minúsculo. O avião, estilo Fokker, não leva mais do 50 pessoas e é composto por dois lugares de cada lado. Apesar de não ir cheio, longe disso, calhou-me um gajo ao meu lado, que teimava em acordar-me cada vês que a hospedeira se lembrava de oferecer alguma coisa. Ao contrário das expectativas e dos comentários de amigos, familiares e colegas, o Cinto da Segurança foi apertado calmamente sem stresses e consegui respirar até Espanha.

Por sorte, vinha no avião um dos colegas de Espanha (sim, este é de Espanha mas não é espanhol mas sim italino...uma mistura de italiano e espanhol não pode ser boa), que me ajudou a ir buscar o carro de aluguer, poupando-me uma série de tempo a procura do balcão no aeroporto. O serviço do aeroporto foi bom, tendo as malas demorado quase tanto tempo como eu, do avião ao terminal. Sim, porque não sei se existem mangas neste aeroporto mas, caso existam não podem nunca conectar-se a um avião daqueles dado que tem escada de saída incorporada e ao minimo toque de uma manga virava-se ao contrário.

Cá fora esperava-me um Clio ou coisa no género mas, dado que não estavam disponiveis, fiquei com um Seat Leon 1.6 a gasolina (que chatice!). Ao entrar, e depois de algumas aventuras para arrancar com o GPS portatil (tive que abrir a mala para ir buscar o suporte, dado que ele não conseguia apanhar no banco), comecei a conduzir em direcção a Sueca. Comecei a saltar de rádio em rádio para constatar que eram umas piores que as outras... muitas versões do Goucha na rádio e ainda por cima em espanhol, rádios em Valenciano (uma coisa parecida com o catalão) e músicas espanholas ou da pastilha. Por sorte, constatei duas coisas:

  1. Existe uma rádio que só passa música internacional dos anos 70, 80 e 90... que imediatamente memorizei.
  2. O rádio lê CDS e MP3.

A seguir deixo umas fotos da loja, no dia em que cheguei











A fachada no dia 18











Cullera, 20 de Abril de 2007

Ontem nem deu para escrever por duas razões: primeiro porque foi o primeiro dia a sério, com sapatos de biqueira de aço e a acartar madeiras de um lado para o outro, dado que os malfadados carros para esse efeito ainda não chegaram. Por outro lado porque, a seguir ao jantar, muito bom por sinal, fomos dar um passeio a pé ao longo do calçadão e quando cheguei não me apeteceu sentar-me aqui

Depois de atribulada viagem de Valência até Sueca, cheguei a essa pequena localidade mais a sul. Sueca tem cerca de 20.000 habitantes e pelo que me á a parecer, tem algum movimento. Embora existam alguns armazéns e várias empresas, penso eu que todo o comércio vive em função dos meses de verão e das épocas festivas, quando a vizinha localidade de Cullera, onde fica o meu hotel, se enche de pessoas. Sinceramente, não acredito que a loja em Sueca vá ser um grande sucesso durante o inverno, dado que não vejo poder de compra assim tão grande.

La tienda fica num centro comercial composto para já por algumas lojas pequenas e um supermercado num edifício, um Lidl em outro edifício e a nossa loja um espaço quase tão grande como o Supermercado. É a primeira loja iZi em Espanha pelo que a sua importância para que corra bem é enorme.

Cullera, está ás moscas durante a semana e é composta por prédios e mais prédios por tudo que é lado. No entanto, salvo honrosas excepções, esses prédios são todos torres de mais de 12 andares e com 4 ou mais apartamentos por andar. Na minha opinião, entre isto e Quarteira ou Armação de Pera não deve haver grandes diferenças. Hoje, o hotel encheu-se e muitas casas por aí fora têm luz. Muita da malta que aqui tem casa vive em Valência ou Alicante, as duas cidades grandes mais próximas daqui.

O problema maior tem sido encontrado um restaurante para jantar e que não seja pizzeria e esteve aberto aos dias de semana. Tudo está fechado e esta cidade fantasma, faz impressão. Parece um filme do Wim Wenders e nós andamos por aqui no meio de prédios altos, escuros e vazios. Ontem, depois de jantar, fomos dar a tal volta e apenas nos cruzámos com 4 pessoas em uma hora... dá que pensar.



Dia 21 de Abril.

Só para colocar esta foto que representa a primeira loja Izi em Espanha... já temos fachada




3 comments:

Anonymous said...

Perfeito,perfeito, perfeitooooo só mesmo os "Revueltos" e as "Enxaladas" Hehehehehe!!!
As Gajas falam muito alto mas tbem se papam.Lol

Ass:Os Homens do Flutuante

Anonymous said...

Pois é amigo. Cada um tem o que merece. Armas-te em bom samaritano e foi o que te tocou.

PC

Anonymous said...

Já estás de regresso a PT? Bjos APC