Thursday, October 9, 2014

Esperteza Saloia do Tuga (ES)

Uma coisa em que os Tugas são diferentes da maioria dos povos europeus e ocidentais, é a maneira como se comportam ao almoçar ou jantar fora.

Embora nos restaurantes ainda se oiça o "pst pst" por vezes, é nos centros comerciais que o Tuga mostra todo o seu esplendor de esperteza saloia, usando para o efeito a desfaçatez que usa para passar pela berma por uma longa fila ou esperar até a ultima para virar na saida da auto estrada, de forma a não estar a espera como os restantes.

Todos nós, mais ou menos vezes, fizemos algo disto. Os profissionais da ES ficam com uma satisfação a seguir a usarem a sua capacidade, só comparada com um orgasmo. Os menos profissionais, por vezes, sentem alguma vergonha mas, lá no fundo, algum contentamento.

Tudo isto para chegar ao almoço no centro comercial com a familia ou colegas. Mas tem de ser daqueles centros comerciais em que a zona para comerem é comum a todos os restaurantes (quase todos hoje em dia)

O pressuposto destes locais é que os seus utentes façam o seguinte:

  1. A pessoa escolhe o restaurante
  2. A pessoa compra a sua refeição
  3. A pessoa senta-se numa mesa vazia
  4. A pessoa come a sua refeição
  5. A pessoa levanta-se, depois de comer, e coloca o seu tabuleiro no local apropriado
  6. A pessoa vai embora.
Depois o ciclo repete-se com outras pessoas e, por incrivel que pareça ao Tuga, isto funciona. 

Como somos um povo inovador e entregou novos mundos ao mundo, o Tuga alterou o pressuposto completamente. Assim sendo, o Tuga faz o seguinte:
  1. O Tuga chega ao local com a família toda e manda os mais velhos sentarem-se, mas avisa-os que não podem deixar ninguém sentar-se perto.
  2. De seguida a família Tuga espalha-se por toda zona de Restauração e demoram cerca de meia hora até voltarem com a refeição que escolheram
  3. Depois começam a comer, fazendo um chiqueiro de todo o tamanho de deixando a mesa onde estão pronta para ser incinerada.
  4. De seguida, o Tuga faz sala e ainda se ri de pessoas com alguma idade e que com dificuldade tentam manter o tabuleiro direito enquanto procuram mesa
  5. Ao fim de uma hora (a contar a partir do momento em que terminou a refeição) o Tuga e sua família levantam-se, deixando tudo em cima da mesa

Isto é exagerado mas, ao mesmo tempo não deixa de estar muito longe da realidade. Há versões alternativas, como o Tuga e a malta do emprego, mas não são muito diferentes. 


No comments: