São várias as coisas que eles não compreendem aqui em Valência, face a Portugal:
- Trabalhar 8 horas por dia e ainda por cima em horário partido, ou seja, sem serem seguidas.
- Trabalhar aos domingos - sim que para eles o domingo é para estarmos em família a passear junto à praia ou no campo mas, nunca num centro comercial.
- O ordenado é muito baixo e não percebem como se vive com 400 euros por mês, apesar de as coisas serem mais baratas, como o café (mais barato e 10 vezes melhor, digo eu)
- Que comemos mal, dado que na maioria das refeições só há um prato e em quantidades exorbitantes., que davam pelos menos para duas ou três pessoas
- Não nos misturamos - à noite, tirando nas discotecas, está tudo em casa, os cafés estão fechados e não se vê ninguém na rua (um ponto a favor deles porque aqui a malta reune-se mais e em Portugal estamos cada vez mais isolados).
- Que falamos linguas estrangeiras melhor que eles (JURA?!?!), dado que como não temos o cinema e a TV dobradas, temos mais facilidade em falar inglês por exemplo. (concordo mas, ver o Grissom ou o Horatio dos CSI a falarem fluentemente castelhano, tem o seu encanto).
- Exigem - são dos povos mais exigentes para com as suas entidades empregadoras que conheço. Aqui uma pessoa não trablha para ser reconhecida e ser aumentada ou promovida. Aqui uma pessoa espera ser aumentada ou promovida para depois provar que mereceu tal altgeração (?!?!?!)
Mas, em muitas coisas somos bastante semelhantes e vê-se logo a partida que somos latinos
- Conduzir - guiam como a maior parte dos tugas, ou seja, como não houvesse amanhã. As campanhas de prevenção rodoviária sucedem-se e numero de mortos na estrada não param de aumentar. Tem uma coisa diferente aqui em Lisboa: quando parados num semáforo, começam a andar não quando este fica verde mas, quando o dos peões fica vermelho... quem estiver a meio, azar.
- São sornas - maior parte deles para trabalhar vou ali e já venho
- Gostam de comer - ha muitas diferenças na comida e na quantidade de pratos mas, o que é certo é que a malta gosta.
No comments:
Post a Comment