Monday, March 16, 2015

Passos e os seus descontos

Passos e os seus descontos

Em toda esta situação dos descontos não pagos por Pedro Paços Coelho (PPC) ninguém ficou bem, nem o próprio nem o lider do maior partido da oposição, António Costa (AC).
PPC não ficou bem porque deixou no ar duas duvidas que, para mim, parecem as mais importantes:
1.       Porque demorou quase 3 anos a regularizar a divida?
Estava a espera que desaparecesse ou esperava que nunca mais ninguém perguntasse sobre este assunto?
O problema não é tentar fugir aos impostos porque toda a gente o faz, toda a gente comprou casas durante a primeira década deste milénio registando as mesmas por valor abaixo do que pagou, pagando por fora a construtores ou a imobiliárias. Era assim que o mercado funcionava e começava desde o principio da corrente de pagamentos.
a.       O Dono o terreno loteava e vendia ao construtor, facturando parte e recebendo o restante por debaixo da mesa.
b.      De seguida, o construtor fazia o prédio e vendia as casas a um preço real e outro de factura, recebendo por debaixo da mesa uma parte que ajudaria a repor o que pagou ao dono do terreno e que não declarou.
c.       Os novos proprietários pediam um empréstimo para a compra e outro para supostas obras que nunca existiam.
Na segurança social a situação era a mesma, só pagando quando intimado para o efeito e, se não era intimado, não se pagava.
Por isso, a pergunta importante não é saber porque PPC não pagou mas sim, porque demorou muito tempo para o fazer.

2.       A segunda questão que se coloca é onde PPC trabalhou e porque tenta esconder? Será que trabalhou em empresas facilitadoras de negócios, de lobby, de intermediários?
Em que trabalhou e porque o esconde.

No caso da oposição e, mais concretamente AC, fica mal na fotografia apenas por deixar cair o assunto sem fazer as perguntas importantes. A mensagem passada que não quer uma politica de casos, mesmo que seja verdade, soa sempre a que também há rabos presos no PS. E poderia ir pelos pontos anteriormente mencionados ou apenas por mais o seguinte:

“Num governo que apela sempre a transparência, no ataque a evasão fiscal e ao pequeno contribuinte, como é possível que tenham passado 3 anos entre o conhecimento da divida e o seu pagamento”.

No comments: