Monday, May 11, 2015

Comparações

A tendência para o ser humano se comparar com os outros que o rodeiam é normal e impossível de refrear, pois faz parte do nosso Ser.

É perfeitamente normal compararmos a nossa situação financeira com o que está ao nosso lado, a nosso empenho em um trabalho com o colega ou as vida familiar com a do amigo ou amiga. Sim, até já fizeram uma canção sobre os Maridos das outras, como o Miguel Araújo canta aqui (pessoalmente não gosto das musicas do rapaz mas, a letra desta canção está muito bem feita).

Mas deixando as cantorias à parte, todos nós temos alturas na vida em que nos comparamos com os outros, pensando e por vezes dizendo-lhes que nem sabem a sorte que têm por isto ou por aquilo.
Longe de tentar ser um guru da felicidade ou estar para aqui com falsos moralismos, opto por pensar, fazer e tentar ver sempre (reparem que eu coloquei a palavra tentar a bold) o copo meio cheio em vez do copo meio vazio. Não é facil mas é possivel.

Fomos educados a que a Inveja é um sentimento feio e, para os que têm educação dentro de essa area, é um dos pecados capitais. Aqui recorro a Wikipedia porque não tive educação cristã e a Catequese do meu filho ainda não dá para tanto (sim, já consegui que ele deixasse de cantar "Malvado Sejas Meu Senhor" para cantar "Louvado Sejas ao Meu Senhor", mas não me peçam muito mais que isso).

Voltando a Vaca Fria, ou seja, aos pecados Capitais, diz o site que:
"A inveja (do latim invidia) é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. É considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual. O invejoso ignora tudo com que foi abençoado e possui para cobiçar o que é do próximo.

A inveja é freqüentemente confundida com o pecado capital da Avareza, um desejo por riqueza material, a qual pode ou não pertencer a outros. A inveja na forma de ciúme é proibida nos Dez Mandamentos da Bíblia."

Em suma, o pouco conhecimento que tenho dos mandamentos da Igreja levam-me a crer que a Invejam, embora não seja correcta, é algo que é sentido por muita gente e por isso é que é um pecado.
No entanto, uma das maneiras que temos para melhorar é olharmos para dentro e aproveitarmos o que temos e não, permanentemente olhar para o que os outros têm, para que os outros conseguiram, para o que os outros fazem. Se evitarmos as comparações sempre que possivel, melhoramos a nossa qualidade de vida. Sempre que possivel, porque não é facil fazer isto quando passamos dificuldades, quando temos que emigar para poder sustentar a nossa familia, quando não temos com por comida na mesa ou vestir os nossos filhos. Isso, entre outras coisas, é sem duvida o pior de gerir.



No comments: