Sunday, November 30, 2014

O Bem

Todos os anos, particularmente por esta altura, ouvimos e lemos varias pessoas falarem em fazer o bem, ajudar o proximo, etc. A altura faz sentido, embora muitas pessoas se esqueçam do que representam, Apenas é Natal e devemos ajudar os outros,

O praticar o Bem está presente em quase todas religiões e consiste quase sempre em ajudar o próximo. Numa sociedade como a nossa que é particularmente católica, esse sentimento "aparece" mais nesta altura por simbolizar o nascimento de Cristo, filho de Deus.

Mas, para além dos praticam o bem por ensinamento da Igreja Católica, existem outros doutrinas que também o fazem. Aqueles que acredita no Karma usam a expressão "Karma é lixado" (aqui traduzido mais directamente). Em suma, tudo se resume ao mesmo que é " Se praticares o Bem com os outros, os outros praticarão o Bem contigo". Não se trata de egoismo ou de só praticar porque esperar algo em troca, mas o objectivo de todos é este.

Independentemente da razão que cada um tem para praticar o Bem, acho sempre que é louvável. No entanto, numa época de em que partilhamos a nossa vida com todos via Facebook, Twitter, Instagram, etc, incorremos num erro medonho e que desvirtua todo o conceito de Praticar o Bem.

Meus Caros, o Bem pratica-se mas não se anuncia. Ou seja, não temos que mostrar ao proximo o quão bom somos. Não temos que mostrar que ajudamos este ou aquele que não tem comida, não tem dinheiro, não tem casa. O Bem não deve ser anunciado mas deve ser praticado.

Todos, mas todos sem excepção, temos alturas em que não praticamos o bem: seja no trânsito quando não deixamos passar um carro porque não nos apetece, seja no supermercado quando temos o carro cheio e não damos passagem ao velhinho que está atrás de nós, apoiado na sua bengala, só com um pacote de arroz e um litro de leite, seja quando dizemos mal deste e daquele porque não gostamos dele. Todos nós temos as nossas alturas menos boas. Somos humanos.

Agora, publicar no facebook ou apregoar aos sete ventos o que fizemos não é correcto.

O Bem Pratica-se e não se apregoa.


No comments: