Friday, October 2, 2015

Declaração de voto


Horas antes de acabar a campanha eleitoral e entrarmos em período de reflexão, venho por este meio fazer uma declaração de voto. Não quero com isto provar que a minha escolha é mais acertada do que as dos outros, nem sequer comparar se é melhor. Mas quero, acima de tudo, explicar a minha.
Como em todas as escolhas que fazemos, existe um processo de eliminação:
Porque não voto na Coligação entre o PSD e o CDS:
1.       Porque me é difícil perceber como se tenta fazer uma campanha dizendo que tudo o que de mau se passou foi culpa do governo anterior, quando disseram que queriam ir para além da Troika, quando o plano de resgate foi apresentado.
2.       Porque tenho memória para me lembrar de ver Eduardo Catroga sair das reuniões com a Troika e dizer que o seu partido tinha dado um contributo essencial para o programa de ajustamento.
3.       Porque não se pode dar um contributo essencial a algo que não se sabe o que é
4.       Porque, sabendo do que o Plano continha, continuaram a prometer este mundo e outro, para depois fazerem exatamente o contrário.
5.       Porque os cortes que fizeram nas despesas sociais e de saúde foram de tal maneira violentos para as pessoas, deixando de fora as grandes fortunas.
6.       Porque não concebo que se dê cabo de um Serviço Nacional de Saude ao ponto de uma pessoa ter que ir a uma farmácia fora do hospital para comprar um antibiótico a base de Penicilina porque o SNS não tem esse tipo de produtos.
7.       Porque se vendeu ou concessionou ao desbarato tudo que era propriedade do Estado, ao preço da uva mijona.
8.       Porque, para ser diferente e não fazer como os “outros que cá estiveram antes” no BPN, fizeram uma complicação com o BES que vai acabar em mais custos para os contribuintes.
9.       Porque até conseguiram condecorar o anterior ministro das finanças como prémio de ter chamado a Troika e ter safado a malta laranja enterrada até ao pescoço no BPN.10.   Esse mesmo BPN detido pela SLN, empresa não contada e onde o actual Presidente da Republica comprou e vendeu acções com um lucro de 140%, sem saber como (diz o próprio).
11.   Porque não acho que o apoio a um governo sem qualquer tipo de plano tangível é pior de que um plano não cumprido.

Mas então, porque não voto nos partidos mais a esquerda e de representação parlamentar?
1.       Porque quando foi preciso juntar esforços e negociar um memorando de entendimento, meteram a cabeça na areia e nem sequer falaram ou ouviram as propostas.
2.       Porque existem em Nacionalizar tudo, sem qualquer tipo de rigor e sem qualquer tipo de contacto com a realidade
3.       Porque não nos pode acontecer como na Grécia em que ameaçou sair do Euro sem ter condições para o fazer.
4.       Porque criticam tudo que mexe mas não apresentam qualquer tipo de resposta credível.

A campanha do PS foi um conjunto de erros atrás de erros, com mau aconselhamento e que deixou enredar-se por uma série de mal entendidos. O PS não conseguiu passar a mensagem que não era só o seu programa que era diferente mas, também, a coligação não tem qualquer plano. Como também não conseguiu passar a mensagem que este governo actual fez tudo ao contrário do que tinha prometido e, com base nos últimos dados do BES / Novo Banco, vai anunciar no final do ano que não consegue cumprir a vontade de devolver o que foi pago em sobre taxa.
Porque acredito em António Costa, pelo trabalho que fez em Lisboa.
Porque não acredito em mentirosos como Passos Coelho e Paulo Portas, este ultimo querendo é protagonismo e ser Primeiro Ministro de um governo onde é minoritário.
Se estou certo não sei, se o PS vai ganhar muito menos mas, não posso nem nunca poderei votar num partido de Dias Loureiros, Amandios e outros. 

No comments: