Friday, October 9, 2015

Plano Extraordinário – Clube de Cinema

Desde que estou em Tomar, tenho assistido com alguma regularidade a projecção de filmes que não passam no chamado circuito comercial. São filmes que, em Lisboa, poderiam ser vistos em cinemas como o Monumental ou os já desaparecidos King, mas que na chamada "provincia" não têm qualquer tipo de projecção possível.

Tomar é, à semelhança de tantas outras cidades, um sitio onde não há cinema regularmente. Tem uma sala antiga recuperada (cuja pequena historia pode ser conhecida aqui http://tomar.com.sapo.pt/cine.html ) mas, que deixou de ter cinema regularmente. O regularmente, entenda-se, era ao fim-de-semana mas, por problemas técnicos por causa de equipamento e por problemas de pagamento por parte do concessionário, deixou de funcionar.
O Cineclube de Tomar é, nas palavras dos seus mentores:
"O Cineclube de Tomar (nome comum do Plano Extraordinário – Clube de Cinema) foi fundado no dia 14 de Janeiro de 2009; é uma associação sem fins lucrativos cujo objecto é a divulgação da arte cinematográfica no concelho de Tomar. O PE ou Cineclube de Tomar, alicerça as suas actividades, até à data, em sessões semanais de cinema, às quais chamamos sessões especiais (uma evocação às antigas sessões das quartas feiras organizadas no passado por um dos nossos sócios fundadores). As sessões especiais têm lugar regularmente às quintas feiras, às 19h, no Cine-Teatro Paraíso, espaço gentilmente cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Tomar. Pontualmente podemos alterar o local e/ou a hora, por problemas logísticos, ou outros" in https://cineclubedetomar.wordpress.com/

Esta semana, excepcionalmente, foram feitas duas sessões tendo por base o mesmo tema: o fundamentalismo religioso. E foram dadas duas prespectivas do mesmo.
  • Em Timbuktu de Abderrahmane Sissako ( http://www.imdb.com/title/tt3409392/ ) é-nos mostrado como o fundamentalismo islâmico interfere de fora ridicula no dia a dia da população dos arredores da cidade do Mali que dá nome ao filme. Como esse mesmo fundamentalismo mexe na vida de uma familia de criadores de gado, de um pescador, de uma vendedora de peixe, etc.
    Dá pistas para a razão de muitos fugirem para a Europa, numa altura em que tanto se fala do assunto.
  • Em Estações da Luz de Dietrich Bruggemann (http://www.imdb.com/title/tt3465916/) a visão é dada pela historia da filha mais velha de uma familia Catolica Conservadora Alemã, que presa entre o seu mundo religioso a poucos dias do Crisma e da vida normal de qualquer teenager Europeia, acaba por querer morrer e ser Santa. 
São dois filmes intensos, muito poderosos e que merecem ser vistos. 



No comments: